]Seguindo pela Via Dutra, sentido São Paulo, pouco depois de deixar para trás a saída para Penedo, existe uma convidativa estrada de terra que reserva muitos encantos para os ciclistas que por ela se aventuram, é a Estrada Fazenda da Serra. Nesse artigo iremos mostrar tudo que você precisa saber sobre ela: como chegar, que tipo de pedalada te espera e quais atrações você irá encontrar pelo caminho (ficha técnica ao final).
Nossa jornada começa na Via Dutra (BR-116), na passarela de pedestres conhecida pelos ciclistas como "Passarela de Penedo", que fica logo após a saída para Penedo, sentido São Paulo. Se você precisa de orientações para chegar até este ponto de encontro, clique aqui.
Deixando a passarela para trás e seguindo pelo acostamento, você irá passar em frente a um prédio administrativo da concessionária da rodovia e em seguida irá fazer uma subida longa que os que acabaram de comprar a bicicleta podem achar um pouco desafiadora.
Logo após essa subida você irá avistar uma placa grande indicando que saindo à direita está o estabelecimento comercial chamado "Fábrica de Doces Delícias da Serra". Até essa placa você terá percorrido exatos 2,1km de acostamento desde a passarela e é justamente nessa saída que começa a estrada Fazenda da Serra.
Você se despede do asfalto assim que sai do acostamento e avista um caminho de terra quase plano. O primeiro ponto de interesse fica logo a alguns metros adiante, uma porteira do lado direito, a qual você pode passar caso esteja aberta, para pegar uma trilha até o bairro Jardim Martineli, em Penedo, um trajeto de dar gosto a qualquer amante do verdadeiro Mountain Bike e que nós iremos descrever em detalhes ao final deste roteiro.
Alguns metros à frente, logo após uma bifurcação, na qual você irá manter-se à direita, encontra-se a loja de doces e produtos da roça "Delícias da Serra", local que vale a pena uma parada na volta para conhecer, se já estiver aberto. Inclusive, aqui vai uma dica para não se perder nas bifurcações, sempre siga as placas que indicam "Itatiaia Resort" ;)
Seguindo em frente, depois de algumas curvas com uma bonita vista da serra, você irá avistar um dos pontos de estrada mais bonitos que já vi, um grande corredor de eucaliptos que te obriga a parar e registrar em fotos que sua bike esteve ali. Quando você ouvir outros ciclistas da região combinando pedaladas até o "eucaliptal" ou até "os eucaliptos", saiba que é deste lugar que estão falando.
Após os eucaliptos você irá seguir por um trecho também muito bonito e arborizado, passando por várias chácaras e porteiras de fazenda dos dois lados, dentre elas, a fazenda que dá nome à estrada, Fazenda da Serra, que seria acessada virando à direita em uma bifurcação, mas mantenha-se à esquerda, pois ela não é aberta à visitação.
CURIOSIDADE: Antigamente, seguindo por este caminho da fazenda (à direita na bifurcação) era possível chegar até à Cachoeira das Lontras, em Penedo, porém atualmente o caminho encontra-se fechado pelo dono de uma das propriedades particulares que este caminho atravessava. A Cachoeira das Lontras continua acessível a partir de Penedo e aqui no site você encontra o relato completo desse pedal clicando aqui. Desse ponto em diante a pedalada pode ser considerada de nível intermediário de dificuldade, pois são subidas longas e íngremes. Leia até o final para saber se vale a pena pra você seguir em frente.
Depois de ter percorrido exatos 5,1km de terra desde que saiu da Dutra e ter superado pouco mais de 200 metros de ganho de elevação você irá chegar ao fim da estrada, que termina em um resort chamado Itatiaia Resort e Eventos. O resort em si é maravilhoso, mas só pode ser acessado por hóspedes. Se você der sorte de estar com tempo aberto, a vista nos arredores do hotel pode também ser uma boa recompensa. Uma ideia interessante talvez seja ir para o resort de bicicleta bem cedo, com uma peça de roupa na mochila e pagar o "day use".
Mas agora é que vem a surpresa que pouca gente sabe a respeito dessa estrada. Alguns metros antes do trecho de terra acabar e começar a pavimentação relacionada ao resort, à esquerda, existe uma trilha que leva a uma cachoeira. Isso mesmo, na Estrada Fazenda da Serra existe uma cachoeira! A trilha em si, de uns 50 metros de comprimento, não permite que se chegue com a bicicleta até o às margens do rio, pois são muitos troncos caídos no caminho e um declive de cerca de dois metros que precisa ser feito segurando nas raízes das árvores, o que significa que alguém terá que ficar na estrada e vigiar as bikes, infelizmente.
Não temos informações oficiais quanto à restrições de acesso ou ao banho nesse lugar, mas por aparentemente haver ali um sistema de captação de água, não aconselhamos o mergulho. De todo modo, vale a pena ir ver de perto a natureza exuberante desse lugar e tirar algumas fotos, como essas abaixo!
Se for visitar a cachoeira, leve de volta consigo tudo que trouxe, não deixe lixo para trás, fique sempre atento aonde pisa e coloca a mão, assim como mantenha os ouvidos atentos, pois nossa região no geral é lar de várias espécies de cobras e outros animais perigosos, que não querem problema conosco, mas que irão se defender se perceberem da sua parte uma atitude hostil, mesmo que sem querer. Além disso, evite fazer trilhas sozinho para reduzir as chances de se perder ou de ficar impossibilitado de buscar socorro em caso de alguma emergência.
Agora, lembra daquela trilha que mencionamos no início deste roteiro, que liga o começo dessa estrada ao bairro Jardim Martinelli? Pois bem, vamos descrevê-la em detalhes a seguir, pois pode ser uma boa opção para tornar esse pedal um pouco mais longo, além de permitir retornar para a passarela sem ter que percorrer o acostamento da Dutra na contra mão. Mas lembre-se, você nunca deve pular cercas ou portões fechados, apenas atravesse se o mesmo estiver aberto ou apenas encostado.
Primeiro você irá passar por um trecho mais arborizado e logo em seguida um descampado, de onde terá uma vista da serra que poucas pessoas tiveram o privilégio de ter, portanto aproveite para registrar. Até esse ponto praticamente não há elevação.
Ao todo serão 2km pedalando por essa estradinha até chegar ao bairro Jardim Martinelli. O quilômetro final possui um pouco mais de descidas e subidas, mas nada que torne o passeio mais difícil. A beleza que se vê ao redor nesse trecho é uma atração à parte.
Ao final você irá chegar a um portão, com uma abertura lateral que poderá usar para atravessar e chegar à avenida principal do bairro, a partir da qual poderá seguir à direita em direção ao Shopping do Esquilo ou à esquerda para o centro de Penedo.
Para encerrar, gostaríamos de deixar como sugestão esse vídeo incrível dos nossos parceiros do canal Bike & Places, no YouTube, que mostra tudo que descrevemos aqui neste artigo, vale a pena conferir!
Considerações finais
E aí, o que achou? Descobriu algo que não sabia a respeito deste percurso? Lembrou de algum detalhe que deixamos passar? Conte para nós nos comentários e compartilhe essa matéria para que mais pessoas possam ter também essa excelente opção de pedal no repertório.
Ficha técnica
Bike recomendada: MTB
Terra/Trilha: 13,8km
Asfalto: 2,3km
Quilometragem total: 16,1km
Ganho de elevação: 274m
Exposição ao Sol: Alta
Nível: INICIANTE Atrações: Corredor de eucaliptos; Cachoeira; Vista da Serra
Já conhece nossas mídias sociais? Instagram: instagram.com/biketouragulhasnegras
Facebook: facebook.com/biketouragulhasnegras
Completamente sem noção de onde esta e o que está fazendo. Fez a matéria sem falar com as pessoas da região. Essa cachoeira de q vc fala é uma represa de captação de água p as pessoas da região. Não só da estrada fazenda da serra mas de parte do bairro do Martinelli entre outros, em Penedo. Ela atende centenas, talvez milhares de pessoas. O banho é proibido e por sua matéria inconsequente, certamente o acesso logo tmb será. Em especial p vc Silas Romanha.
Tenho que fazer até o final. Não conheço o resort e nem a cachoeira. 😉
Que top 🤩
Ficou show 🤙
Excelente!!!