Roteiro: Comunidade Terra Livre

Atualizado: 9 de jun.

Para ser interessante um pedal não precisa necessariamente ser longo. Na verdade, há ocasiões em que precisamos justamente de um percurso mais curto, seja porque queremos levar aquele conhecido que está iniciando ou fazer um treino regenerativo ou recomeçar a pedalar depois de um longo período longe da bike. Seja lá qual for o motivo, se o percurso puder ser também bonito e interessante, melhor ainda! Nesse roteiro você irá descobrir uma opção de pedal justamente com essas características para colocar no seu repertório! Vem com a gente!

 

Nosso ponto de encontro recomendado dessa vez é o canteiro em frente à Borracharia Vianna, na região do Acesso Oeste, em Resende. Se você não sabe como chegar até este local, clique aqui. As primeiras pedaladas se darão em um trecho de 2km de asfalto com ciclovia, no sentido de quem se afasta do centro da cidade, até avistar a placa que indica o caminho para a Comunidade Terra Livre.

Início tranquilo pelo asfalto
Placa que indica o ponto em que se deve virar à direita

Nesse ponto você irá sair do asfalto e seguir por uma agradável estrada de terra, praticamente plana nos seus quilômetros iniciais. A primeira parada será na Pelé Academia, local que é usado como centro de treinamento do time do Resende Futebol Clube e que conta de fato com o apoio do instituto do Rei do Futebol e que foi inaugurado pelo próprio em 2018.

Primeiros quilômetros pela estrada de terra
Chegando na Pelé Academia
Pelé Academia

Logo do outro lado da grade você poderá ver uma estátua em homenagem ao rei, não custa nada tentar autorização com o vigia para entrar e vê-la de perto, vale a pena!

O que se vê logo ao passar pelo portão

Em determinado momento durante o bonito trecho após a academia você irá passar bem próximo de grandes torres de linha de transmissão, a ponto de poder ouvir os estalos da eletricidade passando pelos cabos acima. Há relatos de pequenos choques ao passar por este ponto, portanto nossa recomendação é que evite encostar nas partes metálicas da bike nesse momento, para evitar sustos.

Bonito trecho logo após a academia
Evite encostar nas partes metalicas da bike nesse trecho

Deixando a tensão pra trás (desculpe o duplo sentido, não resisti kkkk), você se verá cercado por grandes pastos repletos de lindos animais, não se preocupe, você estará seguro do outro lado da cerca.

Criação de gado é uma das vocações desse lugar

Um ponto importante a se mencionar é a alta probabilidade de você encontrar na estrada uma quantidade considerável de cascalho solto, o que não necessariamente é um problema, visto que são poucos os pontos de velocidade, mas é algo que pode fazer você segurar mais firme no guidão em alguns momentos.

Atenção para o cascalho ao longo do caminho

Esse pedal possui algumas poucas subidas, nada que um iniciante não consiga fazer com algum esforço, porém sem empurrar, por isso é considerado um pedal ideal para quem está começando.

Algumas subidas pelo caminho

Um dos diferenciais desse percurso é poder ver o Rio Paraíba do Sul bem de perto e por ângulos que poucos tiveram o privilégio de ver, portanto, se permita olhar para a direita as vezes para não perder essa chance! Também é possível avistar do outro lado do rio as fábricas da Land Rover, da Arno, dentre outras.

Rio Paraíba e as fábricas do outro lado
Que privilégio!

É então que, quase 4km depois da Pelé Academia, que você irá avistar a placa que indica a chegada ao Rancho Araújo, lugar que oferece boa música e comida aos finais de semana, além de receber muito bem os grupos de ciclistas para um café da manhã, mediante agendamento prévio. Vale a pena conhecer!

Você chegou ao Rancho Araújo
Local para passar o dia curtindo
Pedal + café da manhã da roça = que combinação!

Há inclusive um local no rancho que oferece uma ótima vista às margens do Rio Paraíba, peça a alguém pra te mostrar o caminho e aproveite para relaxar um pouco.

Sombra à beira do Rio Paraíba

Menos de dois quilômetros depois você irá passar por várias casas, chácaras e um campo de futebol que rende ótimas fotos, uma parte do caminho que transmite aquela sensação de paz que a gente busca ao pedalar!

Dá vontade de achar uma sombra e ficar por aqui mesmo
A paz e a tranquilidade da roça

Mais alguns giros no pedal e você irá chegar ao final da estrada, precisamente 7,2km desde que saiu do asfalto. O percurso termina em uma porteira, oportunidade para os novatos tirarem aquela fotinha que todo mundo tem que ter no currículo, mas não sem antes passar por mais algumas belas paisagens à sua direita.

Visual diferenciado na reta final do pedal
O fim do caminho
 

E aí, o que achou? Já conhecia esse caminho? Aprendeu alguma coisa nova nesse roteiro? Estava a procura de um pedal curto e interessante pra ter no repertório? Conte pra gente nos comentários!

 

Ficha técnica

Altimetria

Tipo de bike recomendada: MTB

Estrada de terra: 7,15km

Trilha de bike: 0km

Ganho de elevação: 56m

Distância total: 9km (ida)

Nível: INICIANTE Atrações: Pelé Academia; Rancho Araújo

 

Nos siga nas redes sociais:


Instagram: instagram.com/biketouragulhasnegras

Facebook: facebook.com/biketouragulhasnegras Strava: http://strava.com/clubs/biketouragulhasnegras

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCZNBvczIamsQZ6W_JY3ZmOw


131 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo