top of page

Artigo: principais Pontos de Encontro da região

Atualizado: 9 de jun. de 2022

Pedalar sozinho pode até ser legal as vezes, mas convenhamos, em grupo é bem melhor! Para isso, acaba sendo necessário combinarmos de encontrar os colegas em algum ponto de encontro, preferencialmente em um local onde todos já iriam passar naturalmente para chegar até o destino desejado, considerando os respectivos pontos de partida de cada um. No nossa região, alguns pontos de encontro se destacam por estarem em locais estratégicos nesse sentido. Neste artigo iremos identificar cada um deles, com a localização exata no mapa e informações gerais. Um guia bastante útil para quem está começando a pedalar agora ou visitando a região.

 

AMAN


A Academia Militar das Agulhas Negras é por si só um dos mais importantes pontos turísticos da região. A maior academia militar da América Latina é como uma cidade à parte dentro de Resende, a qual vale a pena visitar para conhecer toda a sua história e beleza. Você pode encontrar mais informações clicando aqui.


Além de ponto turístico, a praça em frente ao Portal da AMAN é também um dos mais utilizados pontos de encontro dos ciclistas de Resende, pois a partir dela é possível acessar a via Dutra sentido SP e é também "meio do caminho" para outros importantes destinos e pontos de encontro. Há um ponto em especial na praça que possui aconchegantes bancos de concreto na sombra, é ali que você mais comumente irá encontrar companheiros de pedal.

Confira abaixo a localização exata no mapa:

 

Rotatória do Cabral


O Bairro Cabral, em Resende, serve de ponto de partida para a estrada que liga a cidade ao distrito de Vargem Grande, a partir do qual é possível acessar diversos outros locais. Esse trajeto inclusive já foi descrito em detalhes por nós em outro artigo. Em uma das extremidades do bairro existe uma rotatória onde em frente encontra-se um ponto de ônibus que é muito usado como ponto de encontro para quem vai pedalar para aqueles lados.

Ponto de ônibus em frente à Rotatória do Cabral

Confira abaixo a localização exata no mapa:

 

Passarela de Penedo


Quando o assunto é ir até Itatiaia ou Engenheiro Passos, o ponto de encontro mais comumente utilizado pelos ciclistas da região é a passarela sobre a Via Dutra que fica logo após a saída para Penedo, para quem vem sentido São Paulo. Este ponto também pode ser acessado vindo da região do Acesso Oeste, em Resende, sem se quer percorrer algum trecho de acostamento.

Passarela sobre a Via Dutra, na altura de Penedo, sentido São Paulo

Confira abaixo a localização exata no mapa:

 

Posto do Esquilo


Logo após sair da Via Dutra (BR-116) e seguir em direção à Penedo, a primeira coisa que irá chamar sua atenção é um posto de gasolina da Petrobras que fica anexo a um centro comercial, o Shopping do Esquilo, cujas lojas e a arquitetura são um aperitivo do que você pode encontrar no centro da única colônia finlandesa do Brasil, alguns quilômetros a diante. Bem em frente à rodovia, na entrada principal do shopping há uma escultura de um esquilo de uns 3 metros de altura, o mascote do estabelecimento, uma homenagem a este animal tão comum na região. É em frente a esse monumento que os ciclistas costumam se encontrar para partir em direção a vários destinos, como os distritos da Serrinha, Capelinha, Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, além da própria Penedo. Esse posto de gasolina, inclusive, permite que os ciclistas utilizem o compressor para encher os pneus.

Confira abaixo a localização exata no mapa:


 

Rotatória do Alphaville


No centro geográfico da cidade de Resende encontra-se o condomínio Alphaville, ao seu redor está sendo erguida uma parte mais nobre e badalada da cidade, com muitos prédios, outros condomínios de luxo e estabelecimentos comerciais diferenciados. A região é marcada por uma grande rotatória, bem em frente à portaria do condomínio, é ali que os ciclistas da região costumam se encontrar para seguirem a destinos mais próximos ou até dentro do estado de São Paulo, como o Restaurante Tia Ilda, o local conhecido como Boca do Leal, o distrito de Formoso e os municípios de Arapeí e São José do Barreiro.

Ponto logo em frente à portaria do condomínio Alphaville

Confira abaixo a localização exata no mapa:

 

Cicle Dois Irmãos


Localizada no centro de Resende, essa ótima bicicletaria é o local ideal para marcar com a galera sempre que a ideia for seguir em direção à estrada de Bulhões, por exemplo.

Bicicletaria Cicle Dois Irmãos

Confira abaixo a localização exata no mapa:


 

Borracharia Vianna


Quando o assunto é seguir rumo a alguma das estradas de terra que começam na região da fábrica da ArcelorMittal, em Resende, o ponto de encontro mais conveniente para se reunir tanto quem está vindo da Grande Alegria quanto da região central da cidade é o canteiro em frente à Borracharia Vianna, na rotatória que marca o início da avenida Francisco Fortes Filho (principal do Acesso Oeste).

Borracharia Vianna

Confira abaixo a localização exata no mapa:



Mais pontos de encontro em breve...


185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page