top of page

Roteiro: Porto Real x Vargem Grande

A vila de Vargem Grande, pertencente ao município de Resende, é um importante destino para quem pedala pela região das Agulhas Negras, inclusive servindo de ponto de apoio para ir a localidades ainda mais distantes dos centros urbanos. Aqui no site nós já descrevemos em detalhes como é o caminho até lá a partir do centro de Resende e também a partir da vila de Capelinha, agora chegou a vez de mostrarmos como é pedalar até lá a partir do centro de Porto Real, outro município aqui da região. Se você curte estrada de terra, subidas desafiadoras e paisagens de tirar o fôlego, esse é o pedal pra você. Leia até o final e prepare-se para subir o temido "Morro do Sabão"!

 

Como já dissemos na introdução, iremos narrar esse roteiro do ponto de vista de quem está partindo da região central de Porto Real, então escolhemos como ponto de referência o prédio da Prefeitura Municipal. Se você não sabe como chegar até esse ponto de partida, clique aqui.

Prefeitura Municipal de Porto Real

A partir da prefeitura você deve seguir pela Av. Fernando Bernardelli, passando em frente ao Horto Municipal e seguindo pela mesma via sem virar nenhuma vez, cruzando a Av. Dom Pedro II, uma das mais movimentadas da cidade e continuando em frente sem se desviar até perceber que deixou todas as casas e prédios para trás.

Passando em frente ao Horto Municipal
Se afastando do perímetro urbano

Desde a prefeitura serão 2,5km em "linha reta" até você chegar ao primeiro ponto de referência, uma longa e bonita ponte sobre o Rio Paraíba do Sul. Poucos metros após a ponte é onde o asfalto termina e a diversão começa, virando à esquerda na "Estrada da Fazenda Bom Retiro". É nesse ponto inclusive, logo após à ponte, que você pode marcar de encontrar quem por ventura estiver vindo de Quatis, pois eles estarão vindo do caminho à sua direita.

Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul
Bela forma de começar um pedal!
Chegada à estrada da Fazenda Bom Retiro

Depois de pedalar por 2km por essa estrada, sem nenhuma grande inclinação por enquanto e logo após passar por uma pequena ponte, você irá avistar uma saída à direita que te levaria até à vila de Fumaça, passando pelo famoso "Morro Grande", um percurso que iremos descrever em detalhes aqui no site muito em breve. Siga em frente mantendo-se à esquerda.

Estrada da Fazenda Bom Retiro
Praticamente um tapete
Saída à direita que te levaria à Fumaça

Serão mais 1,2km por essa estrada até chegar à saída que você deverá pegar à direita, seguindo as placas que indicam "Vargem Grande". Caso você continuasse em frente por essa estrada, somente à título de curiosidade, seriam mais 12,5km até chegar ao bairro Fazenda da Barra em Resende, próximo à Graal Embaixador.

Saída em direção à Vargem Grande
E que comecem as subidas

O caminho por essa estrada, chamada simplesmente de "Estrada de Quatis", é marcado pela belíssima paisagem rural e por subidas e descidas bastante íngremes. O primeiro grande morro você terá que enfrentar logo nos primeiros quilômetros. Este não é um pedal para iniciantes.

Não recomendado para iniciantes!
Deixe para descansar nas descidas
Tudo que sobe, desce.

Aproveite os momentos de baixa velocidade para prestar atenção nos detalhes. Do horizonte a perder de vista às pequenas cachoeiras, não negue o chamado à contemplação.

Conseguem ver os ciclistas nessa foto?
Pequena cachoeira pelo caminho

5,2km depois de ter iniciado a pedalada por essa estrada você verá uma bifurcação, onde o caminho à esquerda te levaria de volta à estrada da Fazenda Bom Retiro, portanto, siga à direita nesse ponto para continuar em direção à Vargem Grande, passando por uma ponte de madeira.

Primeira bifurcação pelo caminho. Mantenha-se à direita.
Ponte de madeira logo após a bifurcação

Cerca de 4km depois, após ter superado mais algumas subidas marcantes, você verá outra bifurcação, onde mais uma vez deverá manter-se à direita. O caminho à esquerda dessa vez apenas levaria à algumas propriedades rurais, sem saída.

E tome subidas
Mantenha-se à direita mais uma vez

Desse ponto em diante a paisagem que já era bonita torna-se ainda mais impressionante. O motivo é a presença constante da Pedra Selada no horizonte, assim como de alguns dos picos que fazem parte do Parque Nacional do Itatiaia. Então já sabe, nada de passar correndo olhando pra roda!

Isso que é vista!
Pedra Selada decorando o horizonte

Outro ponto que não dá pra deixar de destacar é a beleza das fazendas em si, tanto das propriedades quanto dos animais pelo caminho, um prato cheio para quem curte registrar tudo também na memória do celular.

Várias fazendas pelo caminho
Ainda bem que tem cerca né

Não vai demorar até você avistar ao longe uma subida bastante intimidadora, trata-se do temido Morro do Sabão, que tem esse nome, como você pode imaginar, devido ao estado escorregadio que o mesmo fica após as chuvas. Por isso também que esse é um pedal ideal para se fazer no inverno, quando a chance de chuva é quase nula.

Preparados?
Morro do Sabão

Ao chegar ao topo dessa subida você será presenteado, ao olhar para trás, com uma vista impressionante de todo o vale que acabou de subir, não deixe e conferir!

Chegada ao topo do Morro do Sabão
Vista do alto do Morro do Sabão

Os últimos quilômetros são um alívio para as pernas, com predominância de descidas e planos, uma última oportunidade para apreciar a beleza exuberante do lugar. Há inclusive em determinado momento uma grande rocha ao lado a estrada que serve de um bom ponto para uma parada estratégica enquanto toma uma água e se despede desse horizonte diferenciado.

Pedra Selada sempre presente
A pressa é inimiga da contemplação

É então que depois de 14km percorridos desde que deixou a estrada da Fazenda da Serra que você irá chegar na vila de Vargem Grande. Assim que chegar no asfalto, vire à esquerda, atravesse a ponte e mantenha-se à direita para fazer uma pequena porém bastante íngreme subida antes de chegar à praça principal.

Chegada ao asfalto
Ponte na chegada à Vargem Grande
Um último desafio antes de alcançar o destino

Uma vez na praça de Vargem Grande, não deixe de apreciar a beleza da Igreja Santo Antônio e de comer um salgado no Bar do Augusto, point dos ciclistas da região.

Igreja Santo Antônio
 

Resumo


A partir do centro de Porto Real, siga pela Av. Fernando Bernardelli até esta se transformar em Rua José dos Santos, que termina na ponte sobre o Rio Paraíba do Sul. De lá vire à esquerda na estrada da Fazenda Bom Retiro, a qual irá percorrer por 3,2km até virar à direita em direção à Vargem Grande. Uma vez nessa estrada, mantenha-se sempre à direita até alcançar o asfalto da vila após 14km.

 

Considerações finais

Este é um pedal que consideramos de nível intermediário de dificuldade, pois não é tão longo, mas possui algumas subidas bastante difíceis. O ideal é fazê-lo no período de secas e é uma boa alternativa para quem quer chegar à vila de Vargem Grande sem ser pelo caminho tradicional de asfalto a partir do centro de Resende. Você já subiu o Morro do Sabão? Sabe de alguma curiosidade sobre esse caminho que não mencionamos? Conte pra gente nos comentários!

 

Ficha técnica

Altimetria

Bike recomendada: MTB

Terra: 17km

Asfalto: 3km

Quilometragem total: 20km

Ganho de elevação: 425m

Exposição ao Sol: ALTA

Nível: INTERMEDIÁRIO Atrações: Morro do Sabão; vila de Vargem Grande.

 

Onde ir a partir de Vargem Grande:


- Jacuba

- Capelinha

- Resende

 

Nos siga nas redes sociais:







158 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page