top of page

Roteiro: Penedo x Capelinha

Atualizado: 26 de dez. de 2023

A região das Agulhas Negras possui várias localidades de interesse turístico, cada uma com seu charme particular e atrativos únicos. Nesse roteiro você irá descobrir em detalhes como é percorrer pedalando o caminho que liga dois lugares muito especiais: Penedo (Itatiaia) e Capelinha do Pirapetinga (Resende). Iremos narrar a experiência do ponto de vista de quem parte de Penedo e mostrar os motivos pelos quais vale a pena ir até a Capelinha.



 

O ponto de partida que iremos considerar para esse pedal é o Shopping do Esquilo, que fica logo depois de sair da BR-116 (Dutra) em direção à Penedo. Se você não sabe chegar até esse lugar, clique aqui. A partir desse local você irá pedalar por 2.2km até chegar ao portal de Penedo, que é um ponto turístico por si só. Se você não conhece, vale a pena tirar umas fotos.

Shopping do Esquilo
Utilize o acostamento e não ande na contra mão
Portal de Penedo

Todo o percurso até a Capelinha é feito por uma estrada recém asfaltada e com acostamento (RJ-163). Ao longo do caminho você irá passar por placas que marcam os limites entre Resende e Itatiaia, onde nelas pode-se ler qual é a principal vocação turística de cada município, sendo Itatiaia "Roteiro da Natureza e da Gastronomia", e Resende "Turismo de Aventura".


Resende - Turismo de Aventura

Logo nos primeiros quilômetros desse pedal você terá que superar um "Cala a Boca" (subida muito cansativa) de cerca de 1km, antes de chegar no trevo da Serrinha do Alambari. Se serve de consolo, a paisagem durante essa subida também é de tirar o fôlego!


Pico do Gigante e Pedra do Ovo ao fundo

Topo do "Cala a Boca"

Cerca de 4,5km depois do Portal de Penedo você irá chegar à uma rotatória onde pegando a segunda saída, à esquerda, seguiria em direção à Serrinha do Alambari, um lugar mágico repleto de natureza, que já detalhamos em vários roteiros aqui no site (pesquise por "Serrinha" na barra de pesquisa). Mesmo que seu destino dessa vez seja a Capelinha, caso você nunca tenha ido até a Serrinha, vale a pena dar uma paradinha no portal da localidade para tirar umas fotos.


Chegada ao trevo da Serrinha
Em frente Capelinha, à esquerda Serrinha
Portal da Serrinha do Alambari

A partir da rotatória da Serrinha você irá seguir por mais 4,7km pelo asfalto até avistar o imponente pórtico da Capelinha. Essa parte do trajeto é marcada pelas subidas e descidas constantes, pelo cheiro de eucalipto e pela bela paisagem de ambos os lados, um convite para esquecer um pouco o treino e se render ao passeio sem compromisso.


Mais subidas que descidas até a Capelinha
Eucaliptos pelo caminho
Pórtico da Capelinha

Ao chegar na reta do pórtico você irá reparar duas coisas antes dele, a primeira é uma placa escrito "Restaurante Pesque e Pague" apontando para uma estrada de terra à direita, vamos abordar esse lugar mais adiante no roteiro; a segunda é a belíssima vista da Serra da Mantiqueira à sua esquerda. O difícil é pegar um dia de céu aberto para apreciar a serra em sua plenitude, uma vez que nessa região é muito comum a ocorrência de neblina na parte da manhã.


Placa apontando para a estrada de terra que iremos abordar mais adiante
Muro de pedra ao lado do pórtico, parada obrigatória para os que não perdem uma boa foto

Poucos mais de um quilômetro depois do pórtico você irá chegar ao maior point de ciclistas de toda a região, o Bar Capelinha, também conhecido como Parada Quase Obrigatória. É o lugar perfeito para você fazer amigos e curtir aquele salgado, café, cerveja, almoçar, enfim, reabastecer as energias. O motivo desse lugar ser tão popular é o fato de ele ser o último ponto de apoio antes da desafiadora serra de Visconde de Mauá e também das estradas de terra que ligam a Capelinha à vila de Vargem Grande.


Bar Capelinha - Parada Quase Obrigatória
Placa indicando que você está no ponto central do distrito
Pensa num lugar agradável
Tudo que o ciclista gosta você encontra aqui

Quem vai de Speed até esse local tem basicamente duas opções a partir de lá: encarar a subida da serra ou fazer o caminho de volta. Por outro lado, para quem está de Mountain Bike as opções são muitas, a começar por dar uma volta no charmoso bairro que fica atrás da lanchonete, que possui muitas construções históricas e de interesse arquitetônico, inclusive a igreja que inspirou o nome da localidade (Igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida). Para isso, basta seguir pela rua de terra do lado esquerdo, virar à direita e fazer um circuito até retornar para o asfalto.


Entrada do bairro, à esquerda da lanchonete
Sugerimos que suba à direita e retorne pelo caminho à esquerda (é um circuito)
Lugar acolhedor, com ar de interior
Prato cheio para quem gosta de arquitetura
Igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Interior da igreja

Outra opção de lugar para conhecer nos arredores, para quem estiver de MTB, é o Pesque Pague Capelinha. Cujo acesso fica a apenas 400m depois da lanchonete, à direita de quem segue sentido Visconde de Mauá.

Saída à direita que leva à rua do Pesque e Pague Capelinha

Na rua de terra até lá você irá passar por algumas propriedades muito bonitas até chegar ao primeiro ponto de atenção, um estabelecimento chamado Rancho Capelinha, que oferece passeios a cavalo em meio à natureza, uma outra forma muito boa de conhecer de perto as belezas desse distrito.

Caminho antes do Rancho Capelinha
Rancho Capelinha

Seguindo em frente você irá passar por um trecho bem agradável de estrada de terra até chegar a uma subida íngreme que termina em uma bifurcação, onde seguindo à direita você irá circular o lago do pesque e pague, passando por casas de dar inveja a qualquer um que sonha com um cantinho sossegado na roça, enquanto à esquerda você irá para a recepção do estabelecimento, um local bastante bonito que serve um excelente almoço nos finais de semana.

Caminho antes de chegar ao pesque pague
O que se vê ao circular o lago do pesque pague

Então a dica que deixamos é que você use esse trajeto para sair do asfalto um pouco antes de voltar para casa ou hotel, quando tiver planejado um bate e volta simples na Capelinha. Também é o desvio ideal para aqueles que como eu adoram tirar fotos ao longo do caminho.

Relaxe um pouco às margens do lago antes de voltar

De volta ao asfalto, a próxima atração para quem está de MTB é continuar subindo a estrada por mais um quilômetro até a bifurcação que marca o início da serra. Nela, ao invés de seguir para Visconde de Mauá à esquerda, você deve virar à direita, sentido Vargem Grande (Pedra Selada).

Bifurcação onde você seguirá à direita, ao invés de subir a serra

Uma vez nessa estrada de terra, para continuar explorando a Capelinha, ao invés de seguir em direção à Vargem Grande, mantenha-se à direita logo na primeira bifurcação.

Bifurcação logo no início da estrada de terra, onde você deve manter-se à direita

Você seguirá por um caminho muito bonito, com vistas incríveis de ambos os lados. Será possível inclusive avistar o lago do pesque pague lá em baixo à direita em determinado momento.

Trecho muito bonito antes da descida

Após 1,5km você precisará estar muito concentrado e com os freios em dia para fazer uma das descidas mais perigosas da região devido ao cascalho solto predominante e à elevada inclinação, portanto, atenção! Desça empurrando se não estiver seguro.

Início da descida que requer concentração total

A descida termina em uma porteira. Caso esteja fechada, o que é raro, você terá que descer, suspender a bike até o outro lado e pular. Não se sinta mal ao fazer isso se for preciso, nós conversamos pessoalmente com os donos da fazenda e eles garantiram livre passagem para ciclistas. Logo após a porteira você irá avistar um imponente casarão que é sede da Fazenda Cachoeira. A construção data de meados de 1880, uma das mais antigas da região.

Sede da Fazenda Cachoeira

De frente para a sede da fazenda, virando à direita você irá seguir por pouco mais de 500 metros até avistar uma passagem de concreto sobre o rio que foi construída de forma a criar um lago e várias pequenas quedas d'água. Sinta-se a vontade para entrar e se molhar se quiser e aproveite para tirar algumas fotos!

Local onde é possível tomar banho de rio no caminho

Seguindo em frente você irá passar por um terreno um pouco mais desafiador, com pedras (lama, se tiver chovido) e subidas íngremes até avistar uma placa que indica a direção para o Recanto do Tambaqui, um excelente local para almoçar aos finais de semana, comparável aos melhores restaurantes de Penedo. Nesse lugar também funciona um pesque pague muito bem organizado que vale a pena conhecer em outra oportunidade com a família.

Placa que indica o caminho para o Recanto do Tambaqui

Curiosidade: nessa fazenda já funcionou um Bike Park completo, com pistas de vários graus de dificuldade, mas que infelizmente encerrou suas atividades há alguns anos. Nós conversamos com os donos da fazenda sobre a possibilidade de reabertura e eles nos disseram que estão dispostos a novamente ceder o local para isso, desde que hajam interessados em tocar o empreendimento. Portanto, deixe aqui nos comentários sua opinião a respeito, você frequentaria esse Bike Park se ele fosse reativado? Acha que nossa região tem demanda para sustentar esse tipo de empreendimento?

Mapa que mostra como era o antigo Bike Park

Agora, lembra daquela estrada de terra próxima ao pórtico, que mencionamos anteriormente? Então, lá é por onde você irá chegar de volta no asfalto, após andar mais 1km depois da entrada para o Recanto do Tambaqui. Agora sim, tendo conhecido a Capelinha por completo de verdade, você já poderá pegar o caminho de volta!

 

E aí, o que achou? Já conhecia bem essa região do Tambaqui? Sabia da existência desses dois pesque pagues na Capelinha?? Sabe de alguma curiosidade a respeito desse lugar que nós não mencionamos? Nos conte nos comentários!

 

Ficha técnica

Altimetria

Bike recomendada: MTB

Terra/Trilha: 6,5km

Asfalto: 26,5km (ida e volta)

Quilometragem total: 33km (ida e volta)

Ganho de elevação: 600m

Exposição ao Sol: Alta

Nível: INTERMEDIÁRIO Atrações: Igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Parada Quase Obrigatória; Pesque Pague Capelinha; Recanto do Tambaqui

 

Nossas redes sociais



564 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page