top of page

A subida mais difícil do Brasil fica em Resende

Atualizado: 27 de dez. de 2022

Você sabia que a subida mais difícil do Brasil fica aqui na região das Agulhas Negras?! Pelo menos é o que conclui o estudo feito pelo pesquisador Fernando Cintra, autor do livro digital "O guia das 100 Subidas mais difíceis do Brasil", um dos vários que ele tem sobre o universo do ciclismo (Link para download do guia ao final deste artigo).

Capa do Guia das 100 subidas

A metodologia utilizada pelo Guia consiste no uso de dados coletados diretamente do banco de dados do aplicativo Strava (seguimentos), assim como de imagens de satélite e depoimentos de ciclistas. De posse dessas informações, são aplicados critérios técnicos e objetivos, como grau médio de inclinação, distância e tipo de terreno, para comparar os diferentes percursos e chegar ao resultado final.

Segmentos do Strava como fonte de dados

A subida que recebeu o título de mais difícil do país é aquela que tem início no centrinho do distrito de Engenheiro Passos, pertencente à Resende, e segue em direção à Itamonte-MG, passando pelo Restaurante Juquinha e pela Garganta do Registro, onde vira-se à direita para seguir até a portaria da Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia, também conhecida como Posto Marcão (link para a rota correspondente no Strava ao final deste artigo).

A subida mais difícil do Brasil

Ao todo são mais de 35km de subida e quase 2000 metros de ganho de elevação. Esse trajeto ficou em primeiro lugar na lista com uma larga vantagem para o segundo colocado, a Subida de Paraty-RJ à Cunha-SP.

Altimetria da subida para a Parte Alta do PNI

Uma curiosidade é que o trecho final dessa subida, entre a Garganta do Registro e a portaria do parque, é considerada a estrada mais alta do Brasil! Vale lembrar que esse trecho já foi apresentado em detalhes aqui no site, no roteiro chamado "PNI - Parte Alta", que inclusive vai além da portaria, vale a pena conferir clicando aqui.

A estrada mais alta do Brasil

Há ainda no guia uma outra subida da nossa região, a Serra de Visconde de Mauá, com seu ponto culminante no famoso mirante do "1300", que ficou em 83º lugar. Inclusive, esse será um dos próximos roteiros publicados aqui no site, não perca!

Alto da Serra de Visconde de Mauá

O que achou? Ficou surpreso com o resultado do ranking? Você já fez toda essa subida de Engenheiro Passos até a portaria da Parte Alta do PNI? Conhece alguma outra subida aqui da nossa região que deveria estar na lista? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Nos siga nas redes sociais:




347 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page