top of page

Roteiro: Clube Náutico de Resende

A zona rural de Resende possui mais de 800km de estradas de terra, um verdadeiro paraíso para os amantes de MTB. Existem inúmeras combinações de caminhos que podem ser feitas para criar rotas de pedal. Um dos passeios mais queridos de quem pedala por aqui é a ida até o Clube Náutico de Resende e seus arredores, às margens do lago formado pela Represa do Funil. Nesse roteiro iremos descrever tudo que você precisa saber para não perder nenhum detalhe desse tradicional pedal da região.

 

O ponto de encontro ideal para esse pedal é o canteiro em frente à Borracharia Viana, na região do Acesso Oeste, em Resende. Se você não sabe onde fica, clique aqui. A partir dali você irá seguir pela Estrada Resende Riachuelo por um trecho de 2 quilômetros asfaltado e com ciclovia, até avistar uma placa que indica a direção para a Pele Academia, que fica na estrada para a Comunidade Terra Livre, um outro pedal que já descrevemos em detalhes aqui no site. Não vire à direita nesse ponto, ao invés disso, siga em frente pela estrada de terra que tem início nesse ponto.

Trecho inicial onde a rodovia é asfaltada
Final do asfalto, onde você deve seguir em frente

Pouco mais de 2km desde o início do trecho de terra, você irá avistar uma bifurcação, onde deverá se manter à direita para seguir em direção ao Clube Náutico de Resende (fique atento às placas). Caso seguisse em frente, teria como opção realizar a famosa "Volta da Tia Ilda", um pedal que já tem seu próprio roteiro aqui no site, ou seguir em direção à Formoso, distrito de São José do Barreiro (SP).

Início do trecho de terra
Ponte logo no início do trajeto
Virada à direita na bifurcação em direção ao Clube Náutico

Nos próximos 4 quilômetros até a portaria do clube você dificilmente estará pedalando no plano. O caminho é composto por uma série de subidas e descidas, algumas delas bem difíceis (subidas) e perigosas (descidas), por esse motivo é que classificamos esse pedal como sendo de nível intermediário de dificuldade e não para iniciantes, apesar de ser de curta duração.

Subidas e descidas pelo caminho

Por falar em subidas, é na primeira mais pesada que você irá encontrar a próxima bifurcação, onde deverá se manter à esquerda, para evitar entrar em área de fazenda. O caminho certo é sempre aquele que não passa por nenhuma porteira.

Mantenha-se à esquerda na bifurcação no meio da subida

A dificuldade dessa subida é recompensada pela belíssima vista do seu lado esquerdo ao chegar perto do topo, de onde poderá perceber o quanto já subiu em tão pouco tempo. Não tenha vergonha de empurrar se necessário.

Primeira subida mais difícil
Vista do alto do morro

Algum tempo depois, já na base da segunda subida mais forte, você terá o primeiro vislumbre o lago da represa, do seu lado direito. Uma visão que vai melhorando na medida em que continua subindo. É possível ver ao longe inclusive uma parte da estrutura da represa em si. Vale a pena dar uma paradinha pra apreciar.

Primeiro vislumbre do lago da represa
Represa do Funil ao fundo

Chegando ao topo dessa subida, mantenha-se à direita para mais uma vez evitar entrar em alguma propriedade particular. Você irá fazer uma agradável descida tendo um corredor de eucaliptos do seu lado esquerdo.

Mantenha-se à direita no final da subida
Tudo que sobe, desce

Pouco depois, em determinado momento você irá avistar um portão do seu lado direito, com uma placa indicando o caminho para o Rancho dos Pescadores, um lugar que iremos descrever mais adiante aqui mesmo neste roteiro.

Entrada para o Rancho dos Pescadores

Continuando, após avistar um corpo de água dessa vez do seu lado esquerdo, com uma bonita vista da cadeia de montanhas do Parque Nacional do Itatiaia ao fundo, você fará mais uma última descida até chegar ao portão de entrada do Clube Náutico. A entrada somente é permitida se você for sócio ou estiver acompanhado de um sócio, mas não custa perguntar ao vigia se pode entrar por 5 minutos para tirar umas fotos.

Último trecho antes da chegada ao clube
Portaria do Clube Náutico

Caso consiga autorização para entrar, o que você irá encontrar é basicamente uma rampa de concreto feita para facilitar o acesso dos barcos à margem do lago, de onde você poderá ter uma visão privilegiada do mesmo. Caso não consiga, calma, essa não é a única forma de acessar a margem do lago, explicaremos a seguir.

Dentro do Clube Náutico
Acesso ao lago de dentro do clube

Pouco antes da portaria do clube, do lado direito há uma abertura na cerca que você pode usar sem culpa para acessar à margem do lago após passar por uma pequena trilha. Se não tem medo de sujar a sapatilha um pouco, vale a pena, pois a vista a partir desse ponto é ainda mais bonita que àquela de dentro do clube. Confira abaixo:

Nessa foto, a bike marca o ponto onde há uma abertura na cerca
É possível ver a rampa do clube do outro lado da margem

Agora vamos falar um pouco sobre o Rancho dos Pescadores, pelo qual você terá passado em frente na ida, pois ele pode ser um ponto de parada interessante na volta. Nele vale destacar três coisas: primeiro, sua comida muito gostosa, caso já seja final de semana e esteja próximo do horário do almoço; segundo suas opções de bebidas e a disponibilidade de banheiros e internet; e terceiro o fato de que nele há mais um acesso à margem do lago, de onde a vista também não deixa nada a desejar!

Entrada para o Rancho dos Pescadores
Rancho dos Pescadores. Simples, mas de qualidade
Lugar para esquecer dos problemas
Um dos melhores acessos à margem do lago
 

Considerações finais

O pedal até os arredores do Clube Náutico de Resende, apesar de curto, é uma ótima alternativa para sair da mesmice. A possibilidade de ver de perto o lago da represa sem precisar ir até Itatiaia e até mesmo um pedaço da represa em si, juntamente de uma belíssima paisagem rural, tornam esse passeio irresistível, apesar de algumas subidas mais desafiadoras. Depois que o fizer, volte aqui e conte pra gente nos comentários como foi sua experiência!

 

Ficha técnica

Altimetria

Bike recomendada: MTB

Terra/Trilha: 15km

Asfalto: 2km

Quilometragem total: 17km

Ganho de elevação: 225m

Exposição ao Sol: Alta

Nível: INTERMEDIÁRIO Atrações: Margens do lago formado pela Represa do Funil

 

Nos siga nas redes sociais:







124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page