Você sabia que a subida mais difícil do Brasil fica aqui na região das Agulhas Negras?! Pelo menos é o que conclui o estudo feito pelo pesquisador Fernando Cintra, autor do livro digital "O guia das 100 Subidas mais difíceis do Brasil", um dos vários que ele tem sobre o universo do ciclismo (Link para download do guia ao final deste artigo).
A metodologia utilizada pelo Guia consiste no uso de dados coletados diretamente do banco de dados do aplicativo Strava (seguimentos), assim como de imagens de satélite e depoimentos de ciclistas. De posse dessas informações, são aplicados critérios técnicos e objetivos, como grau médio de inclinação, distância e tipo de terreno, para comparar os diferentes percursos e chegar ao resultado final.
A subida que recebeu o título de mais difícil do país é aquela que tem início no centrinho do distrito de Engenheiro Passos, pertencente à Resende, e segue em direção à Itamonte-MG, passando pelo Restaurante Juquinha e pela Garganta do Registro, onde vira-se à direita para seguir até a portaria da Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia, também conhecida como Posto Marcão (link para a rota correspondente no Strava ao final deste artigo).
Ao todo são mais de 35km de subida e quase 2000 metros de ganho de elevação. Esse trajeto ficou em primeiro lugar na lista com uma larga vantagem para o segundo colocado, a Subida de Paraty-RJ à Cunha-SP.
Uma curiosidade é que o trecho final dessa subida, entre a Garganta do Registro e a portaria do parque, é considerada a estrada mais alta do Brasil! Vale lembrar que esse trecho já foi apresentado em detalhes aqui no site, no roteiro chamado "PNI - Parte Alta", que inclusive vai além da portaria, vale a pena conferir clicando aqui.
O que achou? Ficou surpreso com o resultado do ranking? Você já fez toda essa subida de Engenheiro Passos até a portaria da Parte Alta do PNI? Conhece alguma outra subida aqui da nossa região que deveria estar na lista? Deixe sua opinião nos comentários!
Nos siga nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/biketouragulhasnegras
Comments