top of page

Artigo: você sabe o que é "cicloturismo"?

Atualizado: 9 de jun. de 2022

Se você já pesquisou no Google o termo "cicloturismo" deve ter encontrado um monte de gente falando sobre viagens de vários dias de bicicleta, certo? Pois saiba que para ser cicloturismo não é preciso que seja uma cicloviagem. Os dois termos se confundem, mas não são a mesma coisa. Uma cicloviagem pode ser feita sem que tenha como objetivo "turistar". Você pode viajar de bicicleta para a casa de um parente ou até mesmo por motivos religiosos, por exemplo, como muitos moradores da nossa região o fazem ao irem até Aparecida-SP em determinadas épocas do ano, uma pedalada de aproximadamente 200km, ida e volta. Por falar em distância, aí temos uma outra diferença entre cicloturismo e cicloviagem, uma vez que a atração turística que você pretende visitar pedalando pode estar a poucos quilômetros de distância, não podendo o caminho até lá ser considerado portanto uma viagem, mas apenas um passeio.

Ciclista Barril, de Resende, quando fez um passeio bate e volta em Aparecida-SP
"Barril", de Resende, em um bate e volta até Aparecida-SP

Há também quem ache que o termo "cicloturismo" seja uma modalidade, como "Mountain Bike" ou "speed", o que também não é correto afirmar, pois dentro de todas as modalidades de ciclismo podemos encontrar pessoas praticando turismo.


Então afinal, o que é "cicloturismo"? A resposta é mais simples do que parece: é apenas nome chique para o ato de visitar locais interessantes de bicicleta, podendo esse passeio ser um bate e volta no mesmo dia ou não, ser longe ou perto, indo de speed ou de MTB, em ritmo de treino ou de passeio, não importa, se o objetivo principal da pedalada é visitar ou passar por locais de interesse turístico, então é cicloturismo.

Estrada que liga Resende à Vargem Grande, com o Parque Estadual da Pedra Selada ao fundo.
Estrada que liga Resende ao distrito de Vargem Grande, com o Parque Estadual da Pedra Selada ao fundo.

Fica claro portanto que um treino, por si só, também não é cicloturismo, uma vez que o foco dessa atividade não está no local em si onde será praticada, mas sim no tipo do aperfeiçoamento desejado ou na quebra de recordes ou na preparação para campeonatos. Fato é que seja para conhecer novos lugares, seja para se preparar para competições, o importante é pedalar, fazer amizades pelo caminho e manter uma rotina de vida saudável, o nome que se dá pra isso pouco importa :)

 

Já conhece nossas mídias sociais? Instagram: instagram.com/biketouragulhasnegras

 

Fontes de inspiração para este artigo: sportsregras.com/o-que-e-cicloturismo/


178 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 comentários


Carlos Menezes
Carlos Menezes
18 de nov. de 2021

Além de saudável, uma ótima oportunidade de conhecer nossa bela região!

Curtir
Silas Romanha
Silas Romanha
18 de nov. de 2021
Respondendo a

Justamente! 😃

Curtir

Guilherme Franc
Guilherme Franc
25 de fev. de 2021

Exato! o que importa é pedalar, sendo pra conhecer lugares ou pra treino de planilhas.😎

Curtir
Post: Blog2_Post
bottom of page