top of page

Artigo: você sabe o que é "cicloturismo"?

Atualizado: 9 de jun. de 2022

Se você já pesquisou no Google o termo "cicloturismo" deve ter encontrado um monte de gente falando sobre viagens de vários dias de bicicleta, certo? Pois saiba que para ser cicloturismo não é preciso que seja uma cicloviagem. Os dois termos se confundem, mas não são a mesma coisa. Uma cicloviagem pode ser feita sem que tenha como objetivo "turistar". Você pode viajar de bicicleta para a casa de um parente ou até mesmo por motivos religiosos, por exemplo, como muitos moradores da nossa região o fazem ao irem até Aparecida-SP em determinadas épocas do ano, uma pedalada de aproximadamente 200km, ida e volta. Por falar em distância, aí temos uma outra diferença entre cicloturismo e cicloviagem, uma vez que a atração turística que você pretende visitar pedalando pode estar a poucos quilômetros de distância, não podendo o caminho até lá ser considerado portanto uma viagem, mas apenas um passeio.

Ciclista Barril, de Resende, quando fez um passeio bate e volta em Aparecida-SP
"Barril", de Resende, em um bate e volta até Aparecida-SP

Há também quem ache que o termo "cicloturismo" seja uma modalidade, como "Mountain Bike" ou "speed", o que também não é correto afirmar, pois dentro de todas as modalidades de ciclismo podemos encontrar pessoas praticando turismo.


Então afinal, o que é "cicloturismo"? A resposta é mais simples do que parece: é apenas nome chique para o ato de visitar locais interessantes de bicicleta, podendo esse passeio ser um bate e volta no mesmo dia ou não, ser longe ou perto, indo de speed ou de MTB, em ritmo de treino ou de passeio, não importa, se o objetivo principal da pedalada é visitar ou passar por locais de interesse turístico, então é cicloturismo.

Estrada que liga Resende à Vargem Grande, com o Parque Estadual da Pedra Selada ao fundo.
Estrada que liga Resende ao distrito de Vargem Grande, com o Parque Estadual da Pedra Selada ao fundo.

Fica claro portanto que um treino, por si só, também não é cicloturismo, uma vez que o foco dessa atividade não está no local em si onde será praticada, mas sim no tipo do aperfeiçoamento desejado ou na quebra de recordes ou na preparação para campeonatos. Fato é que seja para conhecer novos lugares, seja para se preparar para competições, o importante é pedalar, fazer amizades pelo caminho e manter uma rotina de vida saudável, o nome que se dá pra isso pouco importa :)

 

Já conhece nossas mídias sociais? Instagram: instagram.com/biketouragulhasnegras

 

Fontes de inspiração para este artigo: sportsregras.com/o-que-e-cicloturismo/


177 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page